Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

2.600 testes de covid-19 já foram realizados em Penha

Cerca de 68,65% dos exames de covid-19 tem dado negativo em Penha. Esses são os dados levantados pela Secretaria de Saúde do município, que até esta quarta-feira, 26 de agosto, já havia realizado 2.600 exames para diagnosticar a doença, com 1785 com resultado negativo para a presença do coronavírus, e 815 casos confirmados positivos.

A maioria dos exames são testes rápidos – até agora cerca de 1.900 – feitos no próprio município ou clínicas particulares da região. Os outros 700 exames são do tipo PCR, onde o diagnóstico obrigatoriamente precisa ser feito pelo LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina). “A diferença para qual exame deve ser feito depende de há quanto tempo o paciente está apresentando os sintomas da doença”, explica a enfermeira da epidemiologia de Penha, Jaine Spricigo.

O exame PCR deve ser realizado entre o terceiro e o sétimo dia dos sintomas, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2. As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta).

Já o teste rápido é do tipo sorológico, e deve ser feito a partir da segunda semana, quando a quantidade de vírus diminui progressivamente e o indivíduo produz anticorpos contra o vírus, principalmente das classes IgG e IgM. Neste exame, o sangue é recolhido do paciente para ser testado.

No atendimento, o médico avalia a necessidade do exame, e qual tipo de exame deve ser feito. Esse atendimento pode acontecer nas unidades de saúde do município, na rede privada, ou na própria Central-Covid de Penha, que foi instalada ao lado do Pronto-Atendimento 24 horas, para onde os pacientes podem se dirigir diretamente. Ela atende diariamente, de segunda a segunda, das 7 às 19 horas. Moradores que buscarem atendimento da 19 às 07 horas devem procurar o Pronto-Atendimento, onde será agendado o exame.

A Central tem feito uma média de 140 exames semanais desde o último mês. “Os pacientes que estão dentro do tempo certo tanto para Teste Rápido quanto PCR já fazem coleta na hora, conforme o médico solicita”, relata Jaine Spricigo. “No caso de ainda não ser o momento para nenhum dos dois testes, é agendada uma data para ser feita”.

Para a enfermeira, o grande número de diagnósticos negativos é normal: “A maior parte dos pacientes está sofrendo os sintomas e se encaixa nos critérios para fazer os exames. Como continuamos com circulação de outros vírus cujos sintomas são parecidos, é preciso examinar para confirmar ou descartar a suspeita de covid-19”, aponta.

O período de incubação do SARS-COV-2 é de 2 a 14 dias, ou seja, esse é o tempo que os sintomas levam para aparecer a partir do momento do contágio. A manifestação dos sintomas de coronavírus ocorre no quinto dia para a maioria das pessoas. Os primeiros sintomas da doença são:  febre e tosse, geralmente seca. Dificuldade para respirar, dores no corpo e fadiga também são conhecidos como sinais iniciais da doença em alguns pacientes. Na percepção desses sintomas ao mesmo tempo, os pacientes devem buscar atendimento médico imediatamente. “Quanto mais rápido iniciar o tratamento, melhores as chances de uma recuperação sem maiores complicações”, conta Jaine, que adiciona que mesmo antes de serem diagnosticados, pacientes suspeitos de covid-19 em Penha já são orientados a entrar em isolamento social e recebem prescrição de medicação para combater os sintomas que apresentam.