A Fundação Municipal de Cultura já iniciou os preparativos para a segunda edição da Roda de Viola de Balneário Piçarras. O evento, que será em formato presencial em 2022 e acontecerá no dia 24 de junho, na Praça da Igreja Matriz. As inscrições já estão abertas. Os interessados podem fazer a inscrição no Centro Cultural Luiz Telles ou pelo telefone da Fundação, (47) 3347-1839.
De acordo com a presidente da Fundação de Cultura, Iria Lúcia Quintino, a intenção é fortalecer essa tradição na cidade, valorizar os antigos violeiros e estimular o gosto dos jovens por este estilo de música de raiz, fazendo um grande encontro de amigos. “Este ano vamos homenagear o violeiro Pedrinho Ignácio, que muito nos encantou nas décadas de 70 a 90 em eventos na comunidade, festas da igreja e participando de conjuntos musicais”, lembra Iria. Alguns violeiros já estão confirmados para o encontro, que não tem tom competitivo.
O homenageado
Nascido em 05 de dezembro de 1929, seu Pedrinho Ignácio, era pescador e sempre participou de eventos culturais e festas das comunidades e da igreja. Segundo relato da jornalista Jane Cardozo da Silveira, no início da década de 70 participava como integrante do grupo “Zequinha e seu Conjunto”, ele no trompete, Zequinha Cardozo (sax), Lourenço Carvalho (violão), Djalma (vocalista), Aldo (percussão) e Maneca Cardozo (guitarra). Faleceu antes de completar 82 anos, no dia 25 de junho de 2011. Sua esposa, Maria Benta Francisco Ignácio, e os seis filhos Ana Célia, Maria das Graças, Pedro Carlos, Eraldo, Eduardo e Rita de Cássia, são moradores tradicionais do bairro Nossa Senhora da Conceição. Pedro Carlos, que herdou o dom do pai, foi um dos participantes da 1º Roda de Viola da Fundação de Cultura em 2021.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras