Para comemorar os 11 anos da criação da Fundação Municipal de Cultura, a autarquia realizará a terceira edição do “Festival Agosto Cultural” entre os dias 16 e 31, com eventos em parceria com todas as Câmaras Setoriais. A iniciativa pretende movimentar os oito setores artísticos com representação no Conselho Municipal de Política Cultural (Compoc), oferecendo à comunidade shows, exposições, encontros, workshops e atrações variadas.
A programação se inicia nesta sexta-feira, 16, com a Mostra Mercosul de Curtas Infantis no Centro Cultural Luiz Telles (Av. Getúlio Vargas 1113), às 8h30 na Escola Adolfo Cabral e às 13h30 na Escola de São Brás. O evento é uma parceria com o Instituto Ecovida, apresentando aos alunos curta-metragens de diversos países do Mercosul, com acessibilidade.
No sábado, 17, acontecerá a 11ª Feira Agosto Cultural Mar & Arte, das 11h às 18h, localizada na Vila do Artesão (Av. Nereu Ramos, s/n – Centro). Haverá feira de artesanato, exposição de artes visuais, pinturas ao vivo, apresentações musicais, exposição de abelhas nativas, antiguidades, gastronomia e chopp artesanal.
Integram a programação do 3º Agosto Cultural, com realização no Centro Cultural, a Exposição dos Trabalhos das Oficinas e a entrega do 3º Prêmio Mérito Cultural Alcina de Oliveira Figueiredo, ambos no dia 21, às 19h; o evento Itacolomi Literário, no dia 24, o Teatro Palco Delas, no dia 25, às 19h, além da Formação Artesanato Regional, no dia 30 (Amfri).
Mérito Cultural
O 3º Prêmio Mérito Cultural “Alcina de Oliveira Figueredo vai homenagear sete personalidades artísticas e culturais locais – indicadas pelas Câmara Setoriais e votadas pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais – e um Amigo da Cultura. O evento será realizado no dia 21, no Centro Cultural Luiz Telles, às 19h.
Os premiados foram escolhidos por terem contribuído com a cultura local por quase 20 anos nas áreas de Artesanato, Artes visuais, Dança, Literatura, Música, Patrimônio Cultural e Teatro. Entre os premiados estão Maria Ereni de Paula (Artesanato), Iliane Regina Fleith (Artes Visuais), Kátia Blahobrazoff Tomacelli (Dança), Rosa Maria Tesser (Literatura), Orimar Hess Júnior (Música), Watson Mathias Watzko (Teatro), Carla Aline Kryszczun (Patrimônio Cultural) e Olímpio Avelino Santana (Amigo da Cultura).
O nome da premiação foi escolhido pela Fundação de Cultura para homenagear a memória da professora, ex-secretária de Educação e Cultura, poeta e mestre do saber local, Alcina Figueredo, que foi a pioneira na gestão da Cultura local e uma das principais responsáveis por resguardar a memória da cidade.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras