Ontem trouxemos aqui no Penha Online a informação de que 745 pessoas aguardam na fila desde maio de 2017 por um atendimento com psicólogo pela rede municipal de saúde de Penha. Hoje vamos trazer outra enorme insuficiência que causa muito sofrimento à população.
Sendo o caso mais antigo datado de 11 de abril de 2019, um total de exatos 800 moradores de Penha esperam na fila para uma consulta com ortopedista através da rede municipal de saúde. Desde adolescentes com 16 anos até idosos com 80 anos de idade, as pessoas aguardam inicialmente apenas para uma consulta, sendo possivelmente ainda mais distante a possibilidade do início de um tratamento. Os traumas ortopédicos são das formas e problemáticas mais variadas, exigindo uma atenção caso a caso, não sendo possível simples mutirões.
Muitos dos tratamentos ortopédicos podem solucionar o problema do paciente com procedimentos minimamente invasivos e rápidos, enquanto outro necessitam de mais tempo e intensidade. Contudo, as longas filas de espera fazem com os problemas sofridos possam se amplificar, além disso a dor crônica que os pacientes sentem enquanto esperam na fila, por vezes tendo de viverem dopados para amenizar o sofrimento, que por sua vez pode desencadear problemas múltiplos de ordem psicológica, como resistência a determinados remédios, dependência e outros.