Areia do Circuito Brasileiro de Vôlei será reutilizada em quadras de esportes em Navegantes

Após sediar a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, Navegantes reaproveitará os 1.500 m³ de areia utilizados nas três arenas do evento. O material será distribuído para as quadras públicas de esportes localizadas nas praças do Centro, Meia Praia e Gravatá, proporcionando mais conforto para moradores, turistas e atletas, tanto para entretenimento quanto para treinos.
“As áreas que iremos destinar a areia do Circuito, prioritariamente, serão as três quadras de esportes que temos ao longo da orla. Nosso objetivo é melhorar a estrutura e qualidade da areia para que todos possam usufruir, pensando, ainda, em um espaço mais adequado para nossos atletas treinarem e aprimorarem o desempenho para os jogos do próximo ano”, afirmou o secretário de Turismo, Luciano Maibuk.
A areia utilizada em competições é diferente da areia natural das praias. Ela passa por um rigoroso processo de seleção, sendo peneirada para ter grãos de tamanho uniforme (entre 0,5 mm e 1 mm), o que evita compactação excessiva e reduz riscos de lesões. Além disso, a textura solta melhora a drenagem, evita pisos duros e poças, e sua cor clara reflete menos calor, prevenindo queimaduras nos pés.
A transferência da areia terá início logo após o Carnaval, acompanhada por um processo de nivelamento e drenagem das quadras, garantindo a revitalização completa dos espaços esportivos.
Imagem: Prefeitura de Navegantes