Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras recebe servidores da Secretaria de Educação de Penha para visita técnica na compostagem

A equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMP) recebeu servidores da Secretaria de Educação de Penha na unidade de compostagem, nesta segunda-feira (26), para entender melhor sobre as técnicas utilizadas para possível parceria na coleta de resíduos orgânicos de escolas. A compostagem é importante porque transforma resíduos orgânicos em adubo, reduz a quantidade de lixo em aterros e contribui para a sustentabilidade, sendo Balneário Piçarras destaque duas vezes com Prêmio de Boas Práticas.
O Presidente do IMP, Elton Teixeira, ressalta a importância do trabalho de compostagem para o meio ambiente. “Boas práticas precisam ser repassadas e é o que fazemos sempre que somos procurados. Somente em 2024, a unidade de compostagem de Balneário Piçarras processou 56 toneladas de resíduos orgânicos, ressaltando o compromisso do município com a gestão sustentável de resíduos e a preservação ambiental. Graças ao processo de compostagem, o município evitou a emissão de aproximadamente 100 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO₂e) no ano passado”, explica Elton.
Além disso, a unidade produz fertilizante orgânico, destinado à manutenção de praças e outros espaços públicos pela prefeitura, bem como à distribuição para escolas municipais e pescadores locais participantes dos programas de coleta seletiva. O fertilizante também é oferecido gratuitamente à população em embalagens de 1 kg. O IMP também já recebeu neste ano a visita do Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP) e do Secretário de Agricultura e Pesca de Penha.
.
.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras