Estação de Tratamento de Água já está autorizada pelo Instituto do Meio Ambiente a começar as atividades
A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Penha recebeu a Licença Ambiental de Operação do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e, com isso, já está autorizada a começar o tratamento da água captada para distribuir à população. Localizada no bairro Santa Lídia, a ETA tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras. Além de construir a estação de tratamento, a Águas de Penha implantou uma adutora de 5 quilômetros ligando a ETA ao reservatório do Mariscal, entregue pela concessionária em 2019.
A liberação em tempo recorde da Licença de Operação é resultado do entendimento do órgão ambiental sobre a importância da água tratada para a saúde, qualidade de vida da população e preservação do meio ambiente, além do comprometimento da concessionária em cumprir todas as condicionantes exigidas na Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação. Desde que assumiu os serviços de concessão, a Águas de Penha trabalha para levar os benefícios da água tratada para toda a comunidade, o que significa mais saúde para todos.
De acordo com Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, ter um órgão ambiental comprometido com os interesses da população como o IMA e sua agilidade operacional promove saúde e desenvolvimento à população do Estado. “Esse modelo de atuação do IMA traz incontáveis benefícios para a sociedade catarinense. É um orgulho poder contar com um órgão ambiental tão comprometido com os interesses da população”, avalia Reginalva.
Construída em 70 dias, a ETA Penha teve um tempo de entrega considerado recorde para obras de engenharia desta natureza.