Praça da Paz recebe Pintura Artística sobre Aves de Balneário Piçarras


PUBLICIDADE
A Praça da Paz, localizada no bairro Santo Antônio, recebeu uma paleta de cores diferenciada nesta semana. Uma Pintura Artística sobre Aves de Balneário Piçarras foi feita pela artista plástica local Cléo Bittencourt. A ação busca incentivar a prática da observação de aves na cidade.
A ideia foi da Secretaria de Turismo, que obtém em um de seus roteiros turísticos, o da observação de aves. “Buscamos deixar a Praça da Paz – que também é um atrativo turístico –um pouco mais colorida, valorizando as aves da nossa cidade e o circuito regionalizado de observação de pássaros”, explicou a Secretária de Turismo, Susan Correa. As aves foram retratadas a partir de fotos cedidas pela observadora de aves Dani Garcia.
Para a Artista Plástica Cléo Bittencourt, o desafio foi compensador. “Foi maravilhoso pintar os pássaros e ver um muro cinzento tomando vida, se enchendo de cores e trazendo espectadores e curiosos. O movimento causou benefícios para a praça, motivando inclusive a comunidade local para o cuidado com o espaço público”, comentou.
A prática da observação de aves tem crescido em Balneário Piçarras. “Observadores tem buscado Balneário Piçarras para birdwatching (prática de observação de aves). E o incentivo a este tipo de turismo é uma possibilidade de gerar emprego e renda, além de promover a educação ambiental e conservação junto à comunidade”, finaliza Susan.
A Praça da Paz é a segunda que recebe uma Pintura Artística no município. A primeira, da temática marinha, foi executada na Praça de Todas as Idades, pelo artista plástico de reconhecimento internacional Alexandre Huber, fazendo alusão a identidade oceanográfica do município.
Espécies de Aves em Balneário Piçarras
O município possui hoje 241 espécies de aves catalogadas de acordo com o wikiaves, apresentando um crescimento de mais de 10% desde o último ano. Um dos registros mais raros em Balneário Piçarras foi feito pelo biólogo e ornitólogo Fernando Farias que captou o primeiro registro de um atobá australiano no Brasil. A ave, típica da região da Austrália, foi avistado a cerca de 15 km da costa do município.