Penha terá cirurgia de catarata para 50 pacientes amanhã e dia 24


PUBLICIDADE

Penha integra a partir desta quinta-feira, dia 21 de janeiro, o primeiro “Mutirão da Catarata” de 2021, com 50 cirurgias programadas para acontecer no próprio Município. O mutirão é uma iniciativa da Câmara Técnica de Gestão da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (AMFRI), Hospital de Penha e Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura.

Segundo o prefeito Aquiles da Costa, que responde diretamente pela pasta da Saúde desde o dia 19 último, serão 10 dias de mutirão regional (até dia 31), e neste período, Penha terá dois dias reservados para cirurgiar a comunidade local: amanhã, dia 21, às 13h; e dia 24, com três horários, às 8h, 9h e 11h.

Nestes dois dias, serão atendidos no máximo 15 pacientes de Penha por horário, para evitar aglomerações. “Recomendamos que os pacientes cheguem com pelo menos 10 minutos de antecedência”, reforça o prefeito. O hospital está localizado na Rua Calixto Luiz Honório, nº 415.

Os procedimentos serão realizados diretamente no Hospital de Penha, seguindo a lista de espera do SUS, com estes pacientes encaminhados pelos próprios profissionais de saúde locais. No dia 24h, o horário das 8h da manhã será reservado para cinco pacientes que precisam da cirurgia de capsulotomia no sistema “Yag Laser” (procedimento para limpeza de lentes quando o paciente já fez cirurgia de catarata, e ocorre a opacidade em uma região do olho chamada cápsula posterior).

Anote aí
Mutirão de Cataratas em Penha

21/01 – 13h: 15 pacientes para cirurgia de catarata
24/01 – 09h: 15 pacientes para cirurgia de catarata
24/01 – 11h: 15 pacientes para cirurgia de catarata
24/01 – 08h: 05 pacientes para cirurgia de capsulotomia

 

Imagem: Fotos – Crédito: Gilberto Marques