Prevenção ao suicídio em Penha – SC
Pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida podem ser insuportáveis e pode ser muito difícil saber o que fazer e como superar esses sentimentos, mas existe ajuda disponível. É muito importante conversar com alguém. Não hesite em pedir ajuda, você pode precisar de alguém que te acompanhe e te auxilie a entrar em contato com os serviços de suporte. Quando você pede ajuda,você tem o direito de:
• Ser respeitado e levado a sério;
• Ter o seu sofrimento levado em consideração
• Falar em privacidade com as pessoas sobre você mesmo e sua situação
• Ser escutado
• Ser encorajado a se recuperar.
Mas como ajudar a superar a vontade de se matar? Para as organizações de prevenção do suicídio e especialistas que atuam nessa área, o caminho mais imediato é começar a falar mais abertamente sobre esse drama. É, na verdade, o contrário do que a sociedade tem praticado ao permitir que os tabus acerca do tema se mantenham.
A sociedade precisa reconhecer sinais, diferenciar mitos e verdades, ouvir profissionais e ter acesso a formas de apoio, como o próprio CVV. Falar é a melhor solução quando enxergamos pelos olhos de quem pensa em suicídio. Em comum, a pessoa sofre uma grande dor e não vê saída para ela, chegando a pensar no suicídio como uma forma de “matá-la”. Em geral, quem pensa em suicídio não quer necessariamente morrer, mas fazer aquela dor sair, mas não sabe como.
A dor, portanto, precisa ter fim, de alguma forma. Assim como os outros sentimentos, como alegria, orgulho, amor, a dor precisa ser expressa, senão sufoca. Por isso, o CVV se coloca à disposição para todos que queiram falar sobre o que estão sentindo, para possibilitar que a dor saia por meio de palavras, e não por atos de agressão contra si e contra os outros.
Se você precisa falar sobre algo, busque orientação gratuita:
• CVV – Presta atendimento gratuito telefônico pelo número 188 e via chat pela internet.
• CAPS – Centros de Atenção Psicossocial do SUS. O acesso é direto nos endereços.