Prefeitura de Balneário Piçarras realiza abordagem social nas ruas da cidade


PUBLICIDADE

A Prefeitura de Balneário Piçarras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou neste fim de semana, dias 27 e 28, uma ação de abordagem social especializada no município, a fim de identificar a presença de possíveis famílias e pessoas em situação de rua, migrantes e imigrantes. O trabalho de abordagem social e busca ativa serve para identificar nos territórios a incidência de situações de risco pessoal e social, violações de direitos (trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua), dentre outras.

Para Jacqueline Ramos, Chefe de Atendimento ao Dependente Químico, o serviço de abordagem social é um importante canal de identificação de situação de risco pessoal e social, que pode, em determinadas situações, associar-se ao uso abusivo ou dependência de drogas. “O serviço atua com a perspectiva de elaboração de novos projetos de vida. Para tanto, a equipe deve buscar a construção gradativa de vínculos de confiança que favoreça o desenvolvimento do trabalho social continuado com as pessoas atendidas”, explica Jacqueline.

O secretário Paulo Debatin destaca que a abordagem social constitui-se em processo de trabalho planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social. Ofertado no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade, o Serviço de Abordagem Social deve garantir atenção às necessidades mais imediatas das famílias e dos indivíduos atendidos, buscando promover o acesso à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos.

“O objetivo é oferecer atendimento e acolhimento por meio dos serviços da política de assistência social no município, tanto àquelas pessoas em situação de rua que estejam de passagem, quanto as de permanência. O mais importante é socializar todas as informações dos serviços de atendimento à esta população”, completa o secretário.