Menina de 12 anos desaparece após descer de ônibus escolar em Penha
Momentos de apreensão marcaram a saída dos alunos da Escola Rubens João de Souza, em Penha, após uma estudante de 12 anos desaparecer depois de desembarcar de um ônibus escolar. A situação mobilizou familiares, funcionários da escola, a empresa responsável pelo transporte e a Polícia Militar até que a adolescente fosse localizada em segurança. O caso começou a circular entre pais de alunos quando uma mãe teria chegado à escola à procura da filha. Um pai relatou ao Penha Online: “Estou com a minha filha no carro aqui agora, ela estuda aqui no Rubens. Tu soube de uma criança que desceu do ônibus e sumiu? Minha filha falou que viu a mãe dela aparecer lá desesperada, parece que o pessoal da escola saiu pra procurar. A gente não sabe, às vezes é um sequestro, alguma coisa. Ou se a criança saiu por espontânea vontade, saiu perdida, sei lá”.
.
Outro pai de aluno também descreveu como a situação aconteceu: “Uma monitora do ônibus da Transpenha deixou uma aluna sair do ônibus. Ela deveria seguir direto para casa. Têm alguns alunos que saem do EJA e param na Escola Rubens para ir para casa com os pais ou até mesmo a pé, mas essa aluna deveria seguir viagem com a Linha 8 e ir para casa. A monitora não viu, a menina desceu do ônibus, ficou perdida e foi parar na Lupã, em Armação. A diretora, funcionários da escola e a Polícia foram atrás dela e conseguiram resgatar a menina. Ela foi dali do Centro, ao lado da delegacia, até a Lupã de Armação caminhando. Olha a irresponsabilidade. Uma servidora que levou a menina de volta para a escola. A família é cubana e a sorte foi que um colaborador da Lupã, que falava espanhol, percebeu que a menina estava perdida. O controle de embarque e desembarque é feito pela Transpenha, não pela escola. Como deixam uma menina que nunca desce na escola desembarcar no local errado? Olha o tanto que ela andou, tadinha. Sem saber se comunicar direito porque ainda não fala português. Um absurdo”.
.
Em nota encaminhada ao Penha Online, a Transpenha explicou a dinâmica do transporte escolar e informou que a aluna desembarcou em um ponto diferente do habitual. “Temos uma logística bem complicada com Rubens x Eja. Quatro linhas levam para Rubens, uma linha levam alunos das demais linhas, mais alunos que seus pais levam de carro para o EJA. Ocorre que na vinda do EJA hoje, a aluna que era desta linha, desceu com demais alunos, e foi andando até Armação, na Padaria Lupã. Ela está há cinco meses nesta linha, conhece a logística, mas desembarcou. Pelas câmeras do colégio identificamos que ela espera os ônibus saírem, atravessa a rua e fica em frente do bar. Na sequência não conseguimos identificar como ela seguiu para Armação, já solicitamos as imagens ao DETRAPEN”, declarou. A empresa também informou que adotará mudanças em breve. Apesar do susto, a estudante foi encontrada em segurança e reencontrou a família.

