Professores da rede municipal de Penha reclamam da falta de sistema
Professores da rede municipal de ensino de Penha afirmam que estão há mais de uma semana sem acesso ao sistema utilizado para registrar informações acadêmicas. A instabilidade tem dificultado o trabalho nas escolas e obrigado os profissionais a recorrerem aos registros manuais. A plataforma é utilizada para lançar frequência, notas e planejamentos pedagógicos. Sem acesso ao sistema, os professores não receberam esclarecimentos sobre a causa do problema nem previsão para o restabelecimento do serviço.
.
Um dos professores relatou a situação ao Penha Online: “Olha só, nós professores estamos sem sistema há mais de uma semana. Nosso sistema serve para registrar frequência, notas, planejamentos e até agora não obtivemos uma resposta da SEDUC sobre o motivo de estarmos sem esse sistema. Desta forma, estamos como nos tempos dos incas, fazendo tudo manualmente e não sabemos se vamos ter de volta o que já havia sido registrado no início do bimestre. Eu desconfio de falta de pagamento ou problemas com licitação, mas essa é uma realidade que estamos enfrentando hoje e os professores da rede estão todos reclamando. Se puder ter uma resposta, te agradeço”.
.
Procurada, a Secretaria de Educação enviou a seguinte nota ao Penha Online: “A Secretaria Municipal de Educação de Penha informa que está trabalhando para estabelecer o acesso ao sistema a ser utilizado pelos professores para registro de frequência, notas e planejamentos. A indisponibilidade decorre de questões operacionais relacionadas ao processo de transição entre sistemas de gestão educacional, atualmente em andamento. A Secretaria tem adotado todas as medidas administrativas e técnicas necessárias para garantir a continuidade dos serviços e a preservação dos dados já registrados pelos profissionais da rede”. “Enquanto a situação é regularizada, as unidades escolares receberam orientações para manter os registros de forma alternativa, assegurando que não haja prejuízo às atividades pedagógicas nem aos estudantes. A Secretaria reforça que acompanha o caso diariamente e que seu objetivo é normalizar a situação no menor prazo possível, mantendo o compromisso com a transparência e a qualidade dos serviços prestados à comunidade escolar.”

