Moradores de Armação do Itapocoróy tornam público seu descontentamento com empreendimento flutuante no Cascalho


PUBLICIDADE

Moradores de Armação do Itapocoróy enviaram ao Penha Online uma nota oficial repudiando a instalação da balsa na localidade, próximo ao Cascalho. Confira a seguir, na íntegra, a nota:

“Os moradores de Armação do Itapocorói, em Penha-SC, vêm através do presente solicitar à Prefeitura Municipal de Penha, Capitania dos Portos e demais órgãos de fiscalização competentes, providências urgentes com relação a uma balsa fundeada na sua enseada.

Essa embarcação começou a ser construída no início do ano de 2020, ocasião em que se comentava que sua finalidade seria um bar flutuante, e que após denúncia ela foi embargada pela prefeitura do município por estar totalmente em desacordo com a legislação.

Para surpresa da comunidade local, em 15/04/2021, tal estrutura flutuante amanheceu fundeada no mar, sem que se saiba se possui as devidas licenças ambiental, marítima e sanitária.

A intenção de ali instalar um bar flutuante nos leva imaginar situação semelhante ao lugar denominado Caixa D’Aço, no município de Porto Belo-SC, frequentemente noticiado promovendo perturbação do sossego com baladas regadas a bebidas, drogas, atos obscenos e até sexo explícito.

Nós, moradores, não aceitamos a instalação de um empreendimento desta natureza numa enseada tranquila, marco de valores culturais e históricos da região, e que já está acarretando conflito com a navegação de embarcações pesqueiras artesanais, atividades como stand up paddle, caiaque, mergulho, maricultura e a preservação da vida marinha como por exemplo as tartarugas ameaçadas de extinção.”