Prefeito e Prefeitura de Penha publicam informação inverídica nas redes sociais


PUBLICIDADE

Nesta última quarta-feira, 12, prefeito e Prefeitura de Municipal de Penha publicaram em suas redes sociais que haviam zerado a fila dos pacientes que aguardaram por consulta com fonoaudióloga. “Fila zerada! Através do mutirão Pró-Saúde da Secretaria de Saúde de Penha, conseguimos atender todos os pacientes que estavam na fila de espera”, alegou o prefeito de Penha e suas redes sociais.

 

 

No entanto o Penha Online tem diversas denúncias e reclamações a respeito das longas filas de espera por consultas e exames em praticamente todas as especialidades da rede municipal de saúde. Diante da possibilidade da inverdade das informações divulgadas, nossa reportagem procedeu uma investigação e constatou que a informação é de fato uma inverdade. Na fila para consulta com fono estão no momento 49 pessoas, sendo a mais distante na fila tendo entrado na lista de espera em 21 de novembro de 2019.

 

 

 

O Penha Online entrou em contato com alguns dos pacientes, que por sua vez nos retornaram com as seguintes respostas:

1

2

 

3

 

 4

 

Enquanto isso na publicação feita no instagram da Prefeitura de Penha, um usuário da rede municipal deixou um comentário, onde aborda justamente a inverdade da informação anunciada.

 

 

 

Já a Prefeitura Municipal se manifestou em nota, que segue abaixo na integra:

“A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Penha informa que a Fila para Triagem dos atendimentos para o especialista em Fonoaudiologia foram zeradas no mês de Fevereiro.

Atualmente, temos 48 pacientes que já passaram por Consulta Fonoaudiológica, receberam orientações iniciais e estão aguardando Retorno para Acompanhamento Semanal. Informamos a todos, que por conta do Protocolo Estadual de Enfrentamento e Combate ao Covid-19, os agendamentos estão sendo realizados respeitando a capacidade de fluxo de pacientes.”

 

Como a própria nota informa, foi zerada a fila para a triagem, sendo assim é mentira que foram atendidos todos os pacientes que estavam na fila de espera com o devido tratamento de saúde, conforme divulgado no instagram e facebook da Prefeitura e do prefeito de Penha, Aquiles da Costa.

Além de fono, foi divulgado também a “fila em dia” para consultas com obstetra, o que também não é 100% fato, uma vez que constam 7 pacientes na fila.

Na última segunda-feira (10) durante sessão na Câmara de Vereadores de Penha, o vereador Junior Reis – de posse de informação passada a ele pelo secretário de administração do município – se redimiu por fala de cobrança em sessão anterior, onde pedia agilidade nas consultas com psiquiatras e psicólogos. “Eu estive conversando com o secretário de administração, ele me passou que tinha zerado a fila para consulta em psiquiatria”, afirmou o vereador.

A informação que chegou para o vereador também é uma inverdade. Em consulta realizada nesta semana, nossa reportagem encontrou 586 pessoas aguardando por consulta com psicólogo  desde janeiro de 2019 e 286 pessoas aguardando por psiquiatra, desde julho de 2019.