Vereadores da situação votam contra requerimento que pedia presença do secretário de administração para ser questionado na Câmara


PUBLICIDADE

Vereadores da situação blindaram o secretário municipal da Administração – Jaylon Jander Cordeiro da Silva – na noite desta segunda-feira durante a 20ª Reunião Ordinária ocorrida na Câmara de Vereadores de Penha. Dentre as votações programadas estava o requerimento nº 29/2021, que solicita a convocação do secretário para comparecer à Tribuna em Reunião posterior, onde seria questionado sobre vários problemas da gestão do atual prefeito.

Na votação, os vereadores João Costa (Barriga), Maurício da Costa (Lito), Everaldo Dal Pozzo (Italiano) e Junior Leite se posicionaram contra a ida do secretário à Câmara, enquanto o vereador Antônio Cordeiro Filho se absteve do voto, impedindo que pudesse haver maioria absoluta na votação, uma vez que mesmo que o Presidente da Câmara – Maurício Brockveld – votasse a favor, não seria mais possível atingir seis votos, conforme exige a Lei Orgânica do Município.

O vereador Toninho se justificou afirmando que o secretário é seu parente: “tem meu sobrenome, achei melhor pra ‘mim’ não responder depois, abster”. O vereador Barriga afirmou ao Penha Online estar seguindo a linha do diálogo entre ambas partes: “todos podem ir na secretaria pedir informações a qualquer uma. Eu não concordo com politicagem“, conclui o vereador. Junior Leite disse à nossa reportagem que “todas as secretarias estão sempre abertas aos vereadores” e afirmou que “a ida do prefeito irá sanar todas as dúvidas”, referindo-se a uma possível visita do prefeito de Penha à Casa nas próximas semanas.

Ao Penha Online o vereador Lito deu a seguinte declaração: “O voto é responsabilidade de cada vereador, e temos o direito de votar contra ou a favor e ninguém pode nos julgar por isso. Hoje tem vereador dizendo que vai votar contra o empréstimo que vai para Câmara esse ano, acho normal, direito dele votar contra ou a favor. Todas as vezes que o secretário Jaylon foi convidado a ir na Câmara ele foi. Foi convidado a prestar esclarecimentos sobre o projeto de fomento ao CDL e sobre projeto dos estagiários e as 2 vezes compareceu, sou presidente da CCJ e todos os ofícios direcionados a ele, foram respondidos.”

O vereador Italiano não se manifestou até o fechamento desta matéria, às 21:54h.