Você sabe o que é uma Estação de Tratamento de Água?
Uma Estação de Tratamento de Água, também conhecida por ETA, é um local na qual é realizada a purificação da água bruta, captada de alguma fonte natural como rios ou poços. O principal objetivo da ETA, portanto, é tratar essa água tornando-a própria para o consumo humano. Após passar pela captação e tratamento, a água pode ser utilizada nos mais diversos afazeres, desde o preparo de alimentos, a higiene da casa e pessoal e a ingestão.
Vale lembrar que a água bruta é impulsionada até a ETA por meio de tubulações específicas, chamadas de adutoras. Ao receber o tratamento, a água percorre um sistema completo que conta com diferentes etapas como a pré-alcalinização, coagulação, floculação, e o momento de decantação. A água também é filtrada e passa por uma adição de cloro e flúor, para depois receber o ajuste final de pH.
Localizada no bairro Santa Lídia, a ETA Penha tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras. Além de construir a ETA, a Águas de Penha implantou uma adutora de 5 quilômetros ligando a estação ao reservatório do bairro Mariscal, entregue pela concessionária em 2019. “O foco é justamente dar aporte hídrico na alta temporada, que em anos anteriores teve registros de panes secas que ultrapassaram 15 dias”, pontua Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha.