Prefeitos de Balneário Piçarras, Barra Velha e Penha “inauguram” sistema de mobilidade urbana compartilhada implantado por construtora


PUBLICIDADE

Balneário Piçarras, Barra Velha e Penha serão as primeiras cidades do litoral catarinense a contar com um sistema de mobilidade urbana compartilhada, sustentável e inteligente. A iniciativa, patrocinada por uma construtora irá facilitar o deslocamento de curtas distâncias e complementar os modais de transporte nestes municípios. O projeto “Mobilidade Urbana para o Litoral Norte Catarinense” será realizado em parceria com uma startup responsável pela operacionalização do sistema e disponibilização de veículos elétricos – bicicleta, patinete e scooter – para moradores e turistas.

O projeto é um grande desafio para Penha, onde boa parte das ciclofaixas estão em péssimo estado de conservação/sinalização e para Balneário Piçarras que praticamente não conta com ciclofaixas, o que pode ser percebido na imagem que ilustra esta publicação, onde os prefeitos das duas cidades e também de Barra Velha, andam sobre a pista da Avenida Nereu Ramos.

A construtora anunciou novos investimentos em sustentabilidade com foco na mobilidade urbana. A implantação do projeto será gradativa, começando por Balneário Piçarras. Até o fim da temporada de verão serão 100 veículos elétricos em circulação nos três municípios do litoral norte.

Segundo a assessoria de imprensa, o serviço é autogerenciável, intuitivo e de fácil usabilidade. Por meio de um aplicativo os usuários destravam o veículo e fazem o pagamento do aluguel via cartão de crédito. O valor é R$ 0,50 por minuto, com mínimo inicial de seis minutos (R$ 3,00).

Dentro da área de atuação definida pela startup, os usuários poderão encontrar os equipamentos visualizando o mapa no aplicativo. O Parking Zone – termo utilizado para os locais de “estacionamento virtual”, onde é possível pegar o veículo e encerrar a corrida após o uso – estará disponível na cidade.

 

Imagem: André Kopsch