Câmeras de monitoramento são instaladas nas escolas municipais de Navegantes


PUBLICIDADE

O projeto de segurança nas escolas de Navegantes iniciou, nesta semana, a instalação de câmeras de monitoramento 24h, em 14 escolas municipais.

O projeto prevê os equipamentos de segurança sejam instalados em todas as unidades escolares em 2022, totalizando mais de 350 câmeras de monitoramento. Trata-se de uma parceria da Secretaria de Educação e Secretaria de Segurança e Defesa Social. O investimento é estimado em R$ 730 mil anualmente.

O Secretário de Segurança e Defesa Social, Joziel Pereira, explica que a ação implementada visa garantir mais segurança aos espaços escolares e seus entornos, intensificando a capacidade de supervisão permanente no ambiente escolar.

“A utilização de recursos tecnológicos e humanos servirá para coibir as violações, invasões e depredações, oferecendo mais segurança aos alunos e funcionários das escolas”, enfatiza.

A Secretária de Educação, Patricia Duarte Cidral, acrescenta que os registros das imagens de áreas comuns, como ginásios poliesportivos, bibliotecas, refeitório e outras dependências da escola, inibem contravenções, além de transmitir mais segurança aos pais, professores, colaboradores e estudantes.

“As câmeras de monitoramento em escola são ferramentas para melhorar a educação e aumentar o engajamento da comunidade. O projeto tem por finalidade desenvolver, ainda, outras ações junto à comunidade escolar em 2022”, destaca a secretária.

Os investimentos são recursos próprios do município. As câmeras e dispositivos de gravações são de patrimônio público municipal. As imagens são transmitidas, em tempo real, ao Departamento de Inteligência Integrada – DII NAVETRAN, e com acesso simultâneo nos dispositivos dos diretores das Unidades Escolares e da Secretaria de Educação, seguindo as diretrizes das leis municipais e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).