Instituto Ambiental de Navegantes autua infrator que abandonou filhotes de cachorro


PUBLICIDADE

Uma denúncia de crime ambiental em Navegantes comunicou o abandono de cinco filhotes de cachorro. A equipe de fiscalização do Instituto Ambiental de Navegantes – IAN, fez a apuração, a vistoria e a localização do infrator foi baseada nos dados do proprietário do veículo, conforme registro em fotos, encaminhadas pelo denunciante. Os animais foram abandonados numa rua isolada, no bairro de Pedreiras, com poucas edificações, oportuna para esse tipo de crime ambiental.

O infrator foi autuado por crime ambiental e responderá administrativa, civil e criminalmente, conforme as leis e atos normativos, enquadrado no Art. 29, do Decreto 6514/08, que descreve a prática de atos de abuso, maus tratos, ferir e mutilar animais silvestres, domésticos, nativos e exóticos. O total do indicativo da multa foi de R$ 2.750,00.

O superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, lembra que estamos no mês Dezembro Verde “NÃO ao abandono de animais”, uma temática que conscientiza a sociedade que os animais têm direito à atenção, cuidados e proteção.

“Ao findar do ano, mais uma infração ambiental. São cenas lamentáveis com os animais e de total desrespeito com o meio ambiente. Existe uma fiscalização que faz uma rotina na cidade que recebe as denúncias e faz a apuração, constando as provas suficientes é gerado um auto de infração ambiental”, relata o superintendente.

 

Imagem: Prefeitura de Navegantes