Penha e Santa Catarina batem recorde de novos casos de COVID-19 nesta quarta-feira


PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, Penha e Santa Catarina bateram recorde de novos casos de COVID-19 em um único dia, sendo assim o pior momento em toda a pandemia do Coronavírus. O município registrou 266 casos positivos em apenas 24 horas, e está agora com 6.745 registros positivos, sendo que em tratamento estão 484 pacientes.

Depois de somar 10.343 registros positivos para COVID-19 de segunda para terça-feira, Santa Catarina confirmou no fim da tarde desta quarta-feira, mais 12.219 pessoas infectadas. O estado confirma 1.327.487 casos, com 1.251.652 recuperados e 20.308 mortes.

Na cerimônia de recebimento da primeira remessa de doses pediátricas da Pfizer, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse no fim da última semana que pessoas não vacinadas contra a covid-19 são responsáveis pelas internações em hospitais e unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

“As vacinas da covid foram desenvolvidas em tempo recorde. Isso é fruto do esforço da ciência dos pesquisadores e da indústria farmacêutica”, falou o ministro no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde em Guarulhos, na última semana. “Assistimos nos últimos seis meses a uma queda significativa de óbitos, fruto da campanha de vacinação.”

De acordo com o diretor da Divisão Médica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, 80% dos internados no hospital, que é referência na capital paulista, não estavam vacinados contra a doença, ou não receberam a segunda dose. “A proporção chama muito a atenção. Estão internados quatro indivíduos que não se vacinaram para cada um que se vacinou”, pontuou, explicando que a vacina não serve para evitar que se pegue doença, mas para garantir que ela tenha uma forma branda caso seja infectado.