Frente fria deve tomar o lugar do calorão ainda nesta semana, vindo acompanhada de chuva


PUBLICIDADE

Os dias e noites muito quentes que já duram quase duas semanas e sem trégua em algumas regiões do Sul do Brasil. Segundo a Metsul Meteorologia, a histórica, longa e poderosa onda de calor vai acabar e será nesta semana com a chegada de uma massa de ar frio, mas antes haverá ainda alguns dias muito quentes. O verão significa clima quente e ondas de calor extremas se tornaram mais frequentes nas últimas décadas por conta das mudanças climáticas.

O ar segue muito quente nesta segunda e na terça, enquanto na quarta já se enxerga mudanças no Oeste e no Sul gaúcho com ar quente nas demais áreas do Sul do Brasil. Entre quinta e sexta, o ar mais frio toma conta da parte meridional do país com marcas agradáveis e estará encerrada a histórica e poderosa onda de calor.

A diferença de temperatura com a troca de massas de ar, de extremamente quente para mais fria, será tão notável que a máxima na próxima quinta-feira (27) em Penha estará ao redor de 34ºC, caindo para 28°C na sexta-feira (28) , devendo atingir máxima de 23°C no sábado (29), em meio à chuva prevista.

Massa de ar frio no verão não necessariamente se traduz em frio; o que costuma trazer é temperatura agradável e abaixo da média por alguns dias, tanto que está “trégua” no calor deve ir embora na segunda-feira (31) quando os termômetros devem marcar 36°C, contudo, a partir do dia 1° de fevereiro, terça-feira, as temperaturas máximas não deverão mais passar sair da casa dos 20°C até o fim daquela semana.

Ainda segundo a Metsul Meteorologia, sempre que vem uma mudança de temperatura tão radical como se antecipa e após um período de calor tão extremo surge o questionamento se a mudança não vai se dar com temporais muito fortes. Por isso, na passagem da frente fria entre esta quarta e quinta pelo Sul do Brasil podem ocorrer episódios de chuva localmente forte a torrencial com elevados volumes em curto período que podem gerar alagamentos, além de temporais isolados com risco de vendavais e granizo.

 

Imagem: Metsul Meteorologia