Sou um colecionador e moro em Penha. E agora?
Calma, você não é único nem está sozinho. Bem-vindo à Penha, o município do litoral que agora possui um espaço para colecionadores. Gibis, filmes, livros antigos. Tudo isso cabe no Espaço Hubert. A galeria de arte, com sebo e café, possui ambientes projetados para receber, reunir e integrar colecionadores.
Estamos falando dos diversos tipos de arte, das muitas manifestações culturais. Da moda ao gibi, do vinil ao artesanato. Bem materiais que representam afetividade, estilo, design.
Mas o que faz de um colecionador um colecionador? É uma peça fundamental na sociedade. Um apaixonado por história, fascinado por vida real. Intelectual que permeia entre a arte e a realidade.
Segundo a pesquisadora Marina Bianchi, da Universidade de Cassino, na Itália, o ato de colecionar vai além. A professora pesquisa o comportamento de diversos perfis de colecionadores.
O que a pesquisadora descobriu? Muito mais do que características genéricas ou simplistas. “Colecionar é uma ampla pesquisa sobre a vida humana. Colecionar explora as multidimensionalidades dos bens, estabelecendo novas relações e paradigmas”.
Imagem: Auros/Sebo