Saúde na Escola intensifica trabalho sobre a saúde bucal em Penha


PUBLICIDADE

Um sorriso saudável começa pela educação. Nesta filosofia, a equipe odontológica da Secretaria de Saúde de Penha – que forma o Programa Saúde na Escola (PSE) – vem desenvolvendo um trabalho estratégico em todas as unidades municipais de ensino. Semanalmente, os estudantes recebem orientações sobre a correta higiene bucal e, quando necessário, passam por um check-up realizado no OdontoMóvel.

“Nosso objetivo é conscientizar as crianças sobre a importância da escovação correta e sempre após as três principais refeições do dia, no mínimo. É através da conscientização que conseguiremos estimular a necessidade dos cuidados com a saúde bucal”, explica o odontólogo e coordenador do programa, Jaison de Oliveira. O programa bucal do PSE atinge todos os níveis educacionais.

“Mas, nós sabemos que a conscientização se inicia nos anos iniciais”, acrescenta Jaison, explicando que para os pequeninos os cuidados são mais direcionados à aplicação de flúor, lições de escovação e boa alimentação. “É um trabalho de pura prevenção e que almeja uma qualidade de vida melhor para essas crianças, já que a saúde bucal tem influência direta no crescimento”, reforça o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.

Os alunos que são atendidos pelo programa, que ocorre de forma gradual e seguindo um cronograma de cada unidade de saúde e ensino, recebem um kit especial de escovação – contendo uma escova de dentes, creme dental e fio dental. “O fio dental, por exemplo, é de suma importância para uma boca saudável, pois remove o acúmulo de placas e impede que o surgimento de gengivite e cárie”, recomenda o odontólogo.

A cárie, segundo Jaison, ainda é o principal problema diagnosticado pela equipe do programa – que realiza check-ups com aporte do OdontoMóvel. “Com o consultório móvel, realizamos análises mais detalhadas e, quando necessário, já providenciamos o agendamento para atendimento no consultório da UBS”, finaliza o odontólogo. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes.

“Isso ocorre por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”, reforça a enfermeira responsável pela Atenção Básica, Daiane Massaroli. Neste ano, por exemplo, as equipes do PSE – formadas pelos profissionais de cada Unidade Básica de Saúde – ainda intensificam regras de etiqueta para prevenção ao coronavírus.

 

Imagem: Prefeitura de Penha