Águas de Penha atesta qualidade da água distribuída na cidade


PUBLICIDADE

O monitoramento de toda a água que é distribuída em Penha é realizado por equipes capacitadas da Águas de Penha e segue um rigor permanente para atender os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Mensalmente, são mais de 180 análises realizadas na água distribuída, 170 análises da água tratada na saída dos poços e mais de 1000 análises realizadas na água tratada da Estação de Tratamento de Água (ETA).

 

Também são realizadas análises bimestrais, trimestrais e semestrais de todo o sistema de abastecimento de água, incluindo a água bruta. A preocupação com a qualidade da água distribuída na cidade foi apontada durante pesquisa de satisfação encomendada pela concessionária.

 

No que tange o tratamento e a distribuição da água para consumo humano, o principal norteador para procedimentos de controle da qualidade da água e padrões de potabilidade é a Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde GM/MS n. 5, de 28 de setembro de 2017, que teve o Anexo XX alterado pela Portaria GM/MS n. 888 de 4, de maio de 2021. “É a partir dela que todos os parâmetros, pontos de amostragem e frequência são selecionados e definidos para que a qualidade da água seja atendida”, explica Juliana do Carmo, especialista de qualidade da Águas de Penha.

 

A concessionária possui um plano de amostragem, protocolado na Vigilância Sanitária do Município, em que as coletas e análises são efetuados por laboratório de análises ambientais acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e reconhecido pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA), regularmente contratado. “Nossa responsabilidade como concessionária também é garantir que o fornecimento da água potável seja seguro até o ponto de consumo, por isso monitora análises nos pontos de controle de qualidade distribuídos pela cidade”, acrescenta a especialista.

 

A concessionária mantém também a disponibilização dos resultados das análises da saída do tratamento e da água distribuída no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) e no Sistema de Gestão da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (SISARIS). Além disso, os consumidores têm acesso às informações da qualidade da água distribuída em suas residências/estabelecimentos, que estão contidas nas faturas de água entregues mensalmente.

 

Acompanhe também informações da Águas de Penha no facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/  e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/