Caravelas-portuguesas apareceram aos montes em Penha neste sábado


PUBLICIDADE

No início da manhã de hoje o Penha Online noticiou a presença de Caravelas-portuguesas na praia de Balneário Piçarras. Durante todo o dia surgiram relatos do organismo na Praia de Armação, Poá e Praia Grande.

Importante salientar que o cuidado para não sofrer queimaduras das Caravelas-portuguesas deve continuar neste domingo, em toda a região.

1. Retirar os tentáculos: a melhor forma para retirar tentáculos da água viva é usar uma pinça ou o palito de um picolé, por exemplo. No entanto, os tentáculos podem estar muito grudados; para facilitar a tarefa é aconselhado colocar água do mar sobre a região enquanto se vai retirando os tentáculos, pois a água doce pode estimular a liberação de mais veneno.

>>> 2. Aplicar vinagre branco: uma excelente estratégia para aliviar a dor e neutralizar o veneno é aplicar vinagre branco de cozinha diretamente no local atingido por 30 segundos. O vinagre contém uma substância, conhecida como ácido acético, que neutraliza o veneno da água viva. Em nenhum caso se deve aplicar urina ou álcool na região pois podem agravar a irritação.

>>> 3. Colocar o local em água quente: segundo vários estudos, colocar a região afetada em água quente por cerca de 20 minutos, ajuda a aliviar a dor e a inflamação. Outra opção, caso não seja possível mergulhar a área afetada, consiste em tomar um banho de água morna, deixando a água cair durante alguns minutos sobre a queimadura. Este passo só deve ser feito após a retirada dos tentáculos, para evitar que a água doce leve à liberação de mais veneno.

>>> 4. Aplicar compressas de água gelada: depois de adotar as medidas anteriores, se a dor e o desconforto se mantiverem, podem ser aplicadas compressas de água gelada na região queimada. A dor e o desconforto normalmente melhoram após 20 minutos, no entanto, pode ser necessário até 1 dia para que a dor desapareça completamente.