[VÍDEO] Na terra e no mar: grupo de motoqueiros é flagrado “se divertindo” nas areias de praia de Penha
“As motos são como jetski”, já dizia a lendária propaganda de prevenção contra acidentes marítimos. Depois de um fim de semana marcado por muito agito, onde várias motos foram apreendidas por vandalismo no município de Penha, ao fim deste domingo um grupo de motoqueiros foi flagrado enquanto “brincava” nas areias entre as as praias do Manguinho e Fortaleza em Armação, Penha.
A Lei 9.503/97, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), no novo parágrafo único do artigo 2, define o que são consideradas vias terrestres, e a praia é considerada uma delas. Para os efeitos deste Código, são consideradas vias terrestres as praias abertas à circulação pública, as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas e as vias e áreas de estacionamento de estabelecimentos privados de uso coletivo.
No entanto, apesar de a praia ser considerada uma via terrestre, cada local tem suas regras de trânsito, isto é, cada município define o que vale e o que não vale para o local, ainda mais nas praias, que tem uma condição específica natural. As regras de trânsito na praia atuam para proteção dos pedestres, dos banhistas e também da fauna, além de proteger o próprio motorista, que pode acabar até perdendo o veículo em locais onde a maré sobe.
.
.
Imagem: leitores