[VÍDEO] Polícia Militar apreende 52 motos e aplica 90 autuações de trânsito em Penha durante o fim de semana


PUBLICIDADE

Previsto para acontecer entre os dias 11 a 13 de março, o 7º Moto Carrero esperava reuniu em torno de 15 mil motociclistas de todo o país no Kartódromo Internacional Beto Carrero. O evento, que na manhã de sábado (12) foi liberado para acontecer após o embargo do Município durante a tarda de sexta-feira (11) reuniu pelo menos 8 mil pessoas e atingiu lotação máxima, segundo os organizadores. Estima-se que que pelo menos 10 mil pessoas e 3 mil motos estiveram em Penha durante o final de semana para o evento.

A Polícia Militar realizou o planejamento operacional para receber o evento e cerca de 30 policiais militares – dentre orgânicos e de reforço, oriundos de outros municípios – foram empregados em ações de policiamento. Desde a tarde de quinta-feira (10) a Polícia Militar vinha sendo noticiada sobre motociclistas que faziam manobras e exibições clandestinas em via pública, desafiando e provocando as normas de trânsito e as entidades de segurança pública, inclusive pelas redes sociais, em total desprezo por normas de segurança e aos munícipes.

Na manhã de sexta-feira (11) vários motociclistas se reuniram na Av. Alfredo Brunetti e, em grupo, passaram a repetir tais atos, quebrando a Ordem Pública. Uma ação da PMSC com apoio da Prefeitura Municipal foi desencadeada para restaurá-la. Tratores da prefeitura fecharam a rua e motociclistas foram abordados. Houve confusão. Diversas motocicletas foram autuadas e apreendidas. Um homem foi preso pelo crime de adulteração de chassi.

Isso, somado à perturbação que se desenvolveria na parte interna do evento e da possível potencialização da desordem em via pública pelos demais motociclistas que ainda estavam por chegar à cidade em razão do 7º Motocarrero, levou o município a cancelar o alvará que havia emitido, desautorizando o evento.

Os organizadores procuraram a justiça e na manhã de sábado, 12, uma liminar autorizou a realização do evento. A Prefeitura recorreu ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que revogou a liminar por volta de 21h. Às 22h a Polícia Militar e representantes da prefeitura municipal de Penha foram ao Kartódromo Internacional Beto Carrero intimar os organizadores da decisão judicial e determinar o encerramento definitivo das atividades, o que fora acatado. Uma blitz da operação lei seca foi feita na saída do evento. Dezenas de motociclistas foram fiscalizados e autuados por embriagues ao volante.

Ao total, nos dois dias de evento, 90 autuações de trânsito foram lavradas por motivos diversos, 52 motocicletas foram apreendidas. Uma condução foi feita por crime de adulteração de sinal identificador (chassis) e outras oito pessoas foram indiciadas em Termos Circunstanciados por motivos diversos. Mais de uma centena de acionamentos foram feitos à Central de Emergências da Polícia Militar pela contravenção penal de Perturbação do Trabalho e do Sossego alheios oriundo do evento. Centenas de manifestações contrárias a ele foram feitas nas redes sociais e Redes de Vizinhos da instituição.

Ao término do evento, por volta de 23h, um acidente na BR-101 com um casal de motociclistas que havia saído do Kartódromo Beto Carrero tirou a vida de uma mulher de Itajaí. O condutor apresentava sinais de embriaguez. A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal.

.

.

Imagem: PM/SC / Redes sociais