Penha prepara 1ª Conferência Municipal da Saúde Mental
A Secretaria de Saúde de Penha organiza a 1ª Conferência Municipal da Saúde Mental. Ela está agendada para o dia 29 de abril, das 13h às 17h, no plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, na Câmara de Vereadores. A temática central gira em torno da “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, o foco da Conferência é a “promoção do debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade” na busca de uma ampla reforma psiquiátrica, “que indica novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental de Penha, no estado e de nível nacional”, completa. A Conferência será aberta a todos cidadãos, que deverá se inscrever no momento da Conferência.
Dentro da temática principal, outros quatro eixos serão discutidos. Quatro propostas deverão ser idealizadas por eixo, totalizando 20 sugestões que serão levadas ao Congresso Estadual. “É importante que a sociedade participe de forma ativa, pois assim conseguiremos colher um leque de opiniões capaz de elevar a qualidade do serviço – consequentemente dando maior qualidade de vida aos pacientes”, acrescenta.
Quatro delegados também serão eleitos para representar Penha na Conferência Estadual. “Os delegados vão defender as propostas municipais, buscando a inclusão deles no documento catarinense à próxima fase: a Conferência Nacional”, encerra o secretário. No início do mês, Penha o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Leila Antão, que é voltado ao atendimento de pacientes com transtornos mentais e pessoas com necessidades decorrentes do uso do álcool e outras drogas.