[VÍDEO] Ponte do Gravatá em construção: local recebe “câmera inteligente” para multar motociclistas que transitam sobre passarela


PUBLICIDADE

Entrou em operação uma câmera de segurança registra a placa de motocicletas que transitam sobre a passagem improvisada ao lado da ponte em construção sobre o rio Gravatá, que limita Penha e Navegantes. O Penha Online conversou com Rubem Henrique Silva, diretor da Urbanii, empresa responsável pela instalação e pelo sistema que registra imagens em diversos pontos da cidade.

Rubem contou que trata-se de uma câmera “inteligente”, capaz de detectar placa e identificar proprietário da moto, enviando multa a quem fizer a travessia.

A prática de passar com a moto em passarelas, calçadas e acostamentos é condenada pelo Código de trânsito Brasileiro (CTB). O texto que recrimina o comportamento está descrito no Artigo 193 do CTB: “Art. 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos: Infração – gravíssima; Penalidade – multa (três vezes)”.

A questão é simples: os locais tem outras finalidades e não são destinadas ao tráfego de veículos. O comportamento coloca em risco a segurança de pedestres e até mesmo do condutor, que pode se machucar em um acidente, além de deteriorar mais rapidamente o local que foi construído como medida paliativa de oferta de passagem aos pedestres e ciclistas, enquanto a nova ponta sobre o rio Gravatá não fica pronta, tendo a obra a previsão de ser concluída em pouco menos de seis meses.

Segundo Rubem, as câmeras captam imagens no lado de Navegantes, no entanto o lado de Penha deverá receber câmeras na próxima semana, restando apenas questões técnicas.

Enquanto isso, moradores da localidade pedem que ambas prefeituras e a Polícia Militar retirem as multas aplicadas antes da instalação da placa do lado de Penha, realizada na tarde de ontem (terça, 19).

.