Cadeira anfíbia oferece acessibilidade na praia de Balneário Piçarras
A Praia Bandeira Azul de Balneário Piçarras agora possui uma Cadeira Anfíbia disponível para os banhistas. Com o novo equipamento, cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção podem aproveitar o banho de mar na praia da cidade. A cadeira está no Posto 4 de Guarda-Vidas, ao lado do Molhe Norte, na descida da Avenida Getúlio Vargas.
A cadeira anfíbia é um modelo de cadeira de rodas desenvolvida com a finalidade de permitir o acesso de um cadeirante à praia, feita em material resistente à água. O equipamento também conta com rodas de perfil mais largo do que as tradicionais cadeiras de rodas, permitindo a tração na areia da praia sem que haja o risco de atolar.
Em virtude desse perfil mais largo, o cadeirante não consegue mover a cadeira sozinho e o banho é acompanhado pelos Gurda-Vidas. Suportando um peso de até 110 quilos, a cadeira também é utilizada por pessoas com mobilidade reduzida temporária ou definitiva como é o caso dos idosos.
Leonam Almeira da Silva, de 19 anos, é cadeirante e já teve a experiência de entrar no mar utilizando a cadeira. “Foi minha primeira experiência com cadeira anfíbia. Foi uma experiência incrível, é super seguro e tive um auxílio excelente dos Guardas-Vidas. Acaba sendo um incentivo para ir na praia, porque muitas vezes não ia pela dificuldade de acesso”, conta.
A aquisição da cadeira integra as ações da temporada 2019/2020 do programa Bandeira Azul em Balneário Piçarras. Além do equipamento para banho de mar, as ações incluem a instalação das esculturas da bituca de cigarro e do peixe de garrafas pet para a conscientização sobre o descarte de lixos na praia, a instalação de placas explicativas sobre a restinga e a Eco Raia que auxilia na proteção marítima, de banhistas e em atividades esportivas.