Celesc realiza corte de energia elétrica de residências do Morro do Credi, em Penha; moradores vão protestar em frente à Prefeitura


PUBLICIDADE

Durante toda a manhã desta quarta-feira, a Celesc, acompanhada da Polícia Militar de Penha, está desligando a energia elétrica do Morro do Credi, no bairro Santa Lídia. A ligações, segundo os próprios moradores, são realizadas através de “gatos”, conexão considerada ilegal.

“Nos já estamos há mais de cinco anos pedindo a legalização de luz, mas a Prefeitura não está cooperando. Temos crianças, idosos, são mais de 400 famílias que ficaram em situação complicada”, disse uma moradora ao Penha Online.

A situação do Morro já teve diversos momentos marcantes. No local há pessoas que moram desde a década de 1990. Nos últimos cinco anos a Prefeitura já realizou cadastro das famílias, atuou em conjunto com a Polícia para a derrubada de imóveis, realizou reuniões com o legislativo, e mais recentemente, em 2021, a Justiça de Santa Catarina já ordenou à  Prefeitura de Penha a retirada dos moradores e residências do local, cujas terras tem proprietário legal.

Os próprios moradores denunciam frequentemente a chegada de mais gente ao local, que vem sendo invadido muitas vezes em plena luz do dia, aos fins de semana principalmente.

Neste momento, próximo às 12h desta quarta-feira, moradores estão agrupando para irem até a frente da Prefeitura de Penha, para a realização de um protesto em virtude da falta de solução sobre a regularização dos imóveis, bem como pelo fato de a Celesc ter deixado todas as famílias sem energia elétrica, sem prévio aviso.