Carnaval Penha Folia é sucesso de público, atrai 30 mil e se firma como atração segura aos visitantes
Uma festa para a família e que resgatou da melhor forma a tradição dos melhores carnavais da história de Penha. Assim foi o Penha Folia 2020, encerrado nesta terça-feira, dia 25 de fevereiro, após cinco dias de diversão no Coreto de Armação do Itapocoróy, e que reuniu 30 mil foliões durante o período de festejos.
A folia, com direito ao sucesso de bandas consagradas como Torre de Babel e Jacarezinho, grupo Vibe Diferente e cantores Neto e Rhony, não registrou uma única ocorrência grave durante os cinco dias. Das milhares de pessoas que circularam pelo local, cerca de 10 mil delas tiveram seu ponto alto na noite de domingo, 23 de fevereiro, quando o tradicionalíssimo Bloco de Sujos de Armação saiu da capela histórica São João Batista, até o coreto, lotando todo o espaço desde o posto da Polícia Militar, no acesso à orla.
De acordo com o secretário de Turismo, Edpo Cristiano Bento, a segunda-feira, dia 24, foi outro destaque, graças não apenas à boa banda Jacarezinho, mas também à presença dos blocos – além dos Sujos, marcaram presença também o Raizeira, de Praia Grande, com uma animada bateria liderada por Alcides, o Maninho, e seus familiares, além do vocalista João da Dedé; a conscientização sobre a igualdade racial ficou com o Bloco Renovo, da Associação Afro-Cultural de Penha, e ainda, a valorização da mulher e o “não ao assédio” foi a mensagem do bloco CMBA, vinculado ao Coletivo Mulheres do Brasil em Ação – também com direito a baterias, mestre sala e porta bandeira.
O samba-enredo, desenvolvido por João do Dedé, foi apresentado pelo Raizeira já na estreia, na sexta-feira, e grudou na memória dos foliões, enaltecendo as praias de Penha e seu potencial turístico. Já o ativista cultural e servidor público Beto Leite foi homenageado pelo Bloco de Sujos, que neste ano celebrou 35 carnavais.
Na terça-feira, o carnaval infantil, animado por Felícia Oliveira, também foi destaque, porém, a chuva fina atrapalhou e impediu maior presença de público, o que não intimidou a banda Jacarezinho. “Gostamos muito da festa, estava bem família e Penha tem muita hospitalidade”, elogiou o turista Rudinei Iankoski, de Cianorte, no Paraná, que com a família, visitou Penha pela primeira vez.
A estrutura montada pela Secretaria Municipal de Turismo contou com um parquinho e recreação infantil, quiosques de alimentação e banheiros químicos, além do palco central e trio elétrico. Os blocos presentes receberam apoio da Prefeitura de Penha. “O prefeito Aquiles da Costa visou oferecer um carnaval diferenciado à toda a comunidade e também aos visitantes, e nossos objetivos foram atingidos”, finaliza o secretário.