Prefeitura de Penha inicia desassoreamento do Rio Irirí
Começou nesta semana o desassoreamento do Rio Irirí, o principal afluente de Penha, e um dos maiores receptores da canalização pluvial do município. A capacidade do rio em receber água da chuva é fundamental para prevenir e minimizar alagamentos, além de permitir sua livre navegação.
Há anos o desassoreamento do rio vem sendo apontado como uma necessidade urgente do município, com ações pontuais na boca da barra, como a iniciada nesta semana. “O objetivo é tanto permitir aos pescadores navegarem quanto dar maior vazão ao rio”, explica o secretário de serviços urbanos Júnior Mafra.
No entanto, desta vez será feito um verdadeiro desassoreamento do rio, que passará por três etapas: a primeira em execução atual na foz do rio; a segunda que será limpar o trecho a partir da Rua Nilo Anastácio Vieira até a Rodovia Beto Carrero; e a terceira que será a dragagem da boca da barra até a Nilo Anastácio Vieira. “Estamos esperando a liberação da licença ambiental para iniciar a segunda etapa, mas já temos um plano de trabalho pronto”, adiantou o secretário.
“O desassoreamento do rio deve aumentar em muito sua capacidade de receber a água que chega da tubulação pluvial e rapidamente escoá-la ao mar, e portanto essencial para prevenir os alagamentos na cidade”, assinala Júnior.