[VÍDEO] Cultivando Atitudes: alunos de escola municipal de Penha participam de palestra com a promotora de Justiça Daniela Carvalho Alencar


PUBLICIDADE

Nesta semana, a Promotora de Justiça Daniela Carvalho Alencar foi à Escola Básica Municipal Rubens João de Souza para falar de assuntos que fazem parte do dia a dia das crianças, por meio da didática do projeto Cultivando Atitudes. A escola municipal de Penha que recebeu o Cultivando Atitudes já trabalha no ensino e aprendizagem com alguns valores para formar o cidadão, com temas como a semana da inclusão e o Setembro Amarelo, além de campanhas de preservação ambiental, como o recolhimento do óleo de cozinha. Porém, os olhos das crianças ficaram atentos a novos assuntos, como o bullying e as maneiras de prevenir e combater esse problema, os cuidados com os animais, evasão escolar, direitos e deveres.

Na oportunidade, eles também conheceram um pouco sobre a estrutura do Ministério Público e o trabalho das duas Promotorias de Justiças na cidade, numa manhã com muita troca de conhecimento, perguntas e novidades para os pequenos.

Para a Promotora de Justiça, o Cultivando Atitudes é uma grande experiência por causa da interação do Ministério Público com as crianças. O tema despertou interesse em¿saber que eles podem contar com a instituição.”Foram vários assuntos que chamaram a atenção, mas principalmente a fala sobre o bullying. Os alunos gostaram de saber que o bullying deve ser repreendido. Muitos se sentiram acolhidos com a fala do Ministério Público, de sentir que o órgão está presente para prevenir e combater os autores de bullying. Eles também são muito interessados na causa animal, gostaram de participar e fazer perguntas sobre os maus-tratos aos animais e se comprometeram a cuidar das praias de Penha e dos animais da cidade” , completa.

Micael e Wendel, ambos com 11 anos, são dois dos alunos que perguntaram e absorveram o conteúdo levado pela Promotora de Justiça para a sala de aula. “O que eu mais gostei do que ela falou foi sobre o bullying e a violência doméstica”, disse Micael Inácio. O colega de classe Wendel Manoel também se interessou pela discussão sobre o bullying. “Foi interessante essa parte. Aprendemos o que um colega pode fazer com o outro. É muito chato isso, porque todos nós temos sentimentos”.

Para Alessandra Dutra Rodrigues, professora de uma das classes, após a palestra do Cultivando Atitudes, as crianças vão entrar em sala de aula com uma outra visão. “Eles vão saber a importância do respeito entre eles, com os mais velhos, com os familiares, com os próprios professores, porque hoje é uma das grandes dificuldades que nós temos no ambiente escolar”.

Além de aprenderem e trocarem ideias com a Promotora de Justiça, os alunos ficaram eufóricos ao receberem um presente especial. Foi distribuído para cada criança um kit com mochila ecológica, um estojo, um marca-páginas e folders com mensagens de ética e cidadania e a sensação para os pequenos: um lápis com uma semente na ponta, uma ideia de germinar o interesse cada vez maior neles sobre a preservação ambiental. Na agenda do Cultivando Atitudes em Penha, ainda está marcada uma palestra na Escola Estadual Básica Antônio Rocha Andrade, no bairro Gravatá, na próxima segunda-feira(09).

O projeto

O Cultivando Atitudes é organizado pelo Grupo de Valorização à Cidadania e à Ética (GVEC) do MPSC. O objetivo é promover a interação entre a instituição e os estudantes com debates sobre assuntos do cotidiano, como o respeito às leis e o combate aos crimes. O programa foi criado em 2018 e já alcançou cerca de 24 mil alunos catarinenses. As escolas em todo o estado interessadas em receber o programa devem entrar em contato com as Promotorias de Justiça locais e agendar um dia e horário.

Sobre o GVEC

O GVEC promove a educação e a conscientização acerca de valores e temas relevantes ao convívio social, além de melhorar a compreensão das pessoas em relação à atuação do MPSC. Neste ano, o grupo retomou o programa Cultivando Atitudes e a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, modernizando os casos ao momento atual e fortalecendo o trabalho de difusão aos públicos de interesse.

.

.

.

Imagem: Almeri Cezino / MPSC