Mais um ciclista é atropelado em ciclofaixa de Penha; confira dicas de proteção e segurança tanto para ciclistas quanto para motoristas
Na noite de ontem (segunda, 23) Penha teve mais um acidente envolvendo automóvel e ciclista. A ocorrência foi na Avenida Eugênio Krause, quando – segundo populares – o ciclista cruzava um acesso de rua sobre a ciclofaixa quando veio a ser atingido por um automóvel.
Os Bombeiros Militares encaminharam a vítima ao Pronto Atendimento de Penha com trauma cranioencefálico e sinais vitais estáveis.
“Os clientes saem do mercado direto para essa rua e cortam os ciclistas diariamente”, relatou um leitor do Penha Online que flagrou a cena.
Importante ressaltar que o desrespeito de carros e motos com relação à demarcação da área para ciclistas é uma infração de Trânsito. O fato da ciclofaixa e a via de carros estarem lado a lado impõe ainda, cuidados das duas partes. Mesmo com a delimitação de espaços, há sempre a orientação para que os motoristas mantenham uma distância segura.
A dica de ouro para ciclistas e motoristas é olhar e ouvir a cada esquina. Se preciso for, pare para ter certeza que o cruzamento está seguro.
Com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) Art.21, promover a circulação segura dos ciclistas compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O Art. 29 do CTB relacionado ao uso de bicicletas explica que “(…), em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”.
Neste sentido, o maior deve cuidar do menor o que significa que pedestres tem prioridade sobre ciclistas e ciclistas têm prioridades sobre automóveis.
A utilização da pista exclusiva é um direito e um dever de quem pedala. Ficar por dentro dos direitos e deveres é essencial para conviver no trânsito com segurança.