Enxadrista de Penha conquista inédita titulação Mestre Nacional Feminino (MNF)


PUBLICIDADE

A enxadrista penhense Mariana Nara da Costa (de 12 anos) acaba de ser titulada Mestre Nacional Feminino (MNF). A importante conquista veio durante sua participação no Campeonato Brasileiro Amador de Xadrez, disputado entre os dias 16 a 19 de junho, em São Paulo – de onde ela também com o troféu de vice-campeã.

“Esse título tem um peso muito grande dentro da modalidade. Mostra que estou em constante evolução e somando pontuação em grandes competições”, detalha a jovem enxadrista. A titulação é concedida pela Confederação Brasileira de Xadrez diante do histórico de participação de cada atleta, mantendo-o estimulado na modalidade.

O pai e treinador de Mariana, Maico Costa, valoriza a titulação conquistada. “Para Penha, essa titulação representa um título nacional, algo que coloca nossa cidade em outro patamar”, celebra.
O superintendente da FME, Carlos Souza, detalha que a titulação conquistada por Mariana, também aluna do projeto Virando o Jogo, “é a primeira etapa numa escalada dos títulos. O mais almejado pela elite é ser tornar Grande Mestre, e tenho certeza que basta ela querer. Tem muito potencial para isso”.

“No Campeonato Brasileiro Amador de Xadrez, Mariana fez um torneio fantástico contra adversários duríssimos. Somou cinco vitórias em sete possíveis, conquistando o vice-campeonato feminino”, acrescenta Maico. Dentre homens e mulheres, houve a participação de 85 atletas e Mariana ficou 14° colocação. “Empatada com os mesmos 5 pontos do 6° lugar, perdendo apenas nos critérios de desempate”, finalizou Maico.

 

Imagem: Prefeitura de Penha