Novos flagras de veículos estacionados sobre calçadas e ciclofaixas em Penha; moradores lamentam falta de respeito, sinalização e fiscalização
Leitores do Penha Online continuam flagrando no dia a dia vários veículos estacionados irregularmente pela cidade. São carros estacionados sobre faixa de travessia de pedestres, junto ao meio fio, sobre calçada e sobre ciclofaixas. Neste último caso, até um ônibus foi flagrado enquanto ficou parado por vários minutos enquanto os passageiros desciam do veículo.
Independente de ser rua, avenida ou rodovia estadual, muitos motoristas de Penha e também turistas, parecem fazer questão de desrespeitarem calçadas e ciclofaixas, ou seja, o direito de ir e vir em segurança por parte de ciclistas e pedestres, se valendo do baixo número de efetivo policial e também da falta de Guarda Municipal / Trânsito. Às vezes quando indagados, alguns motoristas dão a famosa desculpa: “é só uma paradinha”. Ou até mesmo parte para a agressão verbal, assim como caso ocorrido recentemente na Praia de Armação, e noticiado aqui pelo Penha Online.
Para o comerciante, uma situação delicada: a própria ciclofaixa tirou muitas vagas de estacionamento ao longo das avenidas, no entanto, se ela existe de fato, é preciso que seja respeitada. É o que querem principalmente as pessoas que vão e voltam do trabalho – ou estudo – com suas bicicletas, ou que simplesmente estão passeando. Outros no entanto, adotaram o veículo devido ao altíssimo preço dos combustíveis.
É inquestionável também a falta de sinalização correta em alguns trechos das ciclofaixas, fazendo com que – como pode-se verificar em algumas das imagens a seguir – os motoristas nem tenham tanta culpa assim, afinal, a grande parte das ciclofaixas não possui mais nenhum tipo de identificação.
Diante de tantos problemas, é indispensável que moradores e turistas, seja no volante, a pé ou de bicicleta, usem de bom senso para evitar que as pessoas tenham que “invadir” a pista de rolagem para passarem por determinados locais, atitude que coloca suas vidas em perigo.
.