[VÍDEO] Ciclofaixa de um lado e faixa amarela do outro: a surpresa que tirou o estacionamento de moradores e comerciantes em algumas ruas de Penha
(Assista ao vídeo no final desta matéria) Nesta semana moradores de parte da Rua Felipe João Anacleto, Estrada Geral da Santa Lídia e Rua Tiradentes foram pegos de surpresa: as vias que recentemente ganharam pavimentação, passaram a contar com ciclofaixas, e por esta razão, o estreitamento da rua provocou a proibição em se estacionar também do outro lado da via.
Assim, moradores e comerciantes deixaram de contar com espaço para estacionamento em frente suas edificações.
“Os vizinhos não tem estacionamento pra colocar o carro ou receber visita. E os comércios também não. O técnico veio aqui fazer manutenção na geladeira e não tem onde parar. Lá sai carregando as peças e as ferramentas pela rua, lá da casa do caramba até aqui porque não pode parar aqui na frente. Pra manutenção já é difícil, imagine para os clientes. Até o movimento da estrada tá devagar porque ninguém quer passar nessa faixa estreita. Me disseram que vão tentar deixar um pedaço aqui pra estacionamento. Ficou estreito, não passam dois caminhões aqui. Os comércios vão ter que fechar as portas. Nós pagamos impostos pra eles virem aqui destruir nossos comércios. A gente lutando pra se manter e aí vem o poder público e luta contra o pequeno comerciante. Se fosse comerciante pequeno todos mundo corria pra ajudar e fazer como eles querem. É lamentável. Podiam ter feito ciflofaixa na Rua Curitiba que não tem movimento, o pessoal vai ficar seguro, podia abrir lá e o pessoal ir até a praia, mas não, abriram aqui pra dar bastante acidente “, disse o sr João, comerciante da Rua Tiradentes.
“Faixa amarela nos dois sentidos em frente ao Condomínio Vila Açoriana. Vamos estacionar onde? Pintaram os dois lados da rua com faixa amarela, sendo que em frente ao condomínio já foi dado espaço pra estacionar na rua. E também o ônibus escolar passa pra pegar aluno no condomínio. Como fica isso?” diz ela.
O Penha Online procurou a prefeitura de Penha para ouvir sua versão: “A implantação da ciclovia na Rua Tiradentes faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Penha, que busca incluir – de forma segura – todas as pessoas no cotidiano do trânsito, assegurando um fluxo adequado a quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. A ciclovia também está em implantação no trecho de 5 quilômetros da Avenida Geral Santa Lídia até a Rua Domingos Manoel Corrêa. Para a Rua Tiradentes, o município ainda planeja implantar o sistema binário, melhorando a mobilidade urbana e criando rotas de maior fluidez para toda municipalidade”, disse a prefeitura em nota.
.