Professores das secretarias de Esportes e Educação de Balneário Piçarras passam por capacitação sobre autismo


PUBLICIDADE

Cerca de 30 professores das escolinhas da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel) e da rede municipal de Educação da prefeitura de Balneário Piçarras participaram neste sábado (16), da capacitação “Conhecendo o Autismo”, promovida pela Associação de Apoio aos Autistas de Balneário Piçarras (AMA). O encontro foi no plenário da Câmara de Vereadores, no período da manhã.

A psicóloga Luiza Ferreira, voluntária da AMA, foi quem conversou com os professores na manhã deste sábado. Luiza explicou que a intenção é capacitar e deixar os educadores físicos preparados para receber e auxiliar crianças autistas. “Eu percebo que iniciativas como essa da AMA são importantes porque hoje em dia o conhecimento sobre autismo ainda é muito elitizado. As pessoas que têm mais acesso a serviços e mais recursos financeiros têm mais facilidade. Então o objetivo da AMA tem sido a disseminação do conhecimento”, ponderou Luiza.

Antes do encontro, os professores responderam a um questionário organizado pela psicóloga. Segundo ela, mais 60% dos profissionais da Semel apresentaram muitas dúvidas acerca do autismo e como atuar dentro do ambiente esportivo e escolar. O foco da capacitação foi o ensino de habilidades, já que a pessoa com autismo demanda um metodologia de trabalho diferente.

“Essa capacitação servirá para a gente implementar novas práticas de desenvolvimento de atividades com as crianças autistas”, comentou o secretário de Esportes e Lazer de Balneário Piçarras, Ubiratan de Andrade Júnior.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou simplesmente autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos.

Estima-se que a cada 30 pessoas, uma é autista. Por isso é muito importante conhecer os sinais que se manifestam desde os primeiros anos de vida. O autismo não é uma doença e, sim, um transtorno causado pelo desenvolvimento do cérebro ocorrer de forma diferente. O diagnóstico e a intervenção precoce são essenciais para um melhor desenvolvimento do indivíduo autista e sua inclusão na sociedade, viabilizando uma vida com mais autonomia e possibilidades.

“Pra gente é uma grande alegria poder participar dessa capacitação em parceria com o governo municipal, trazendo um pouco de informação para ajudar a desmistificar todos os aspectos do autismo e deixar, de fato, toda sociedade mais capacitadas em todos os ambientes”, disse Adriana Nascimento, presidente da AMA de Balneário Piçarras.

 

Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras