Secretaria de Saúde de Penha avança com aplicação de inseticida contra o Aedes Aegypti avança ao bairro de Armação
A Secretaria de Saúde de Penha iniciou nesta sexta-feira aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika – no bairro de Armação. O trabalho, que se iniciou há dez dias pelo Gravatá, avançará gradualmente pelos principais bairros da cidade. A ação aconteceu entre às 4h e 6h da manhã/madrugada.
“Não é nocivo para animais e pessoas. Durante esse horário, o ideal é que mantenham portas e janelas fechadas. O objetivo é matar o mosquito na fase adulta, diminuindo quantidade de focos e casos. As aplicações serão realizadas ao entorno de residências e comércios e também em terrenos baldios”, explica o coordenador do Programa de Combate à Dengue de Penha, Alexandre Deolindo.
Santa Lídia, Centro e Nossa Senhora de Fátima também receberão a aplicação do inseticida. Essa ação faz parte de uma série de atividades que a Secretaria de Saúde e Programa Dengue estão desenvolvendo para conter a proliferação do mosquito, como as palestras escolares, gincanas, tratamento e averiguação de denúncias. Até o momento, são 1.073 focos larvários positivos, com 136 casos positivos da doença.
“É necessário que a população continue auxiliando em outras atividades como as visitas domiciliares e fazendo a sua parte na eliminação de depósitos”, pede o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros. Em junho, a Secretaria lançou o Plano de Contingência para Enfrentamento da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika no município. O documento norteia ações evolutivas de combate ao mosquito transmissor das doenças, o Aedes Aegypti
PRINCIPAIS MEDIDAS PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO
– Não deixar água acumulada
– Destinar de maneira correta o lixo e outros resíduos
– Cobrir caixas d’água
– Utilizar areia nos vasos de plantas
– Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo
– Retirar a água dos pneus e reservá-los em ambientes protegidos
Imagem: Prefeitura de Penha