Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação é prorrogada até dia 30


PUBLICIDADE

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 foi prorrogada até o próximo dia 30. Em Penha, a vacinação ocorre das 8h às 12h e das 13h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), sem necessidade de agendamento. Até hoje, dia 8, o município vacinou 58% das crianças público-alvo da campanha contra a Polio.

“A vacina da Poliomielite será para faixa etária 1 ano a menor 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Já a Multivacinação é para jovens menores de 15 anos, com foco específico na atualização da caderneta vacinal”, pontua a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Penha, Jaine Luci Spricigo.

Penha tem 1.871 crianças menores de 5 anos cadastradas em seus sistemas. Desse total. 1086 já tomaram a dose (58%). “Reforçamos aos pais ou responsáveis pelas crianças para que levem seus filhos para serem vacinados. Essa é a única forma de protegê-los de inúmeros doenças”, solicita o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.

O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Também estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Imagem: Prefeitura de Penha