Penha conquista o 1º lugar no IDEB Anos Finais na disciplina de Língua Portuguesa


PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. Além de superar, pela primeira vez na história, as metas avaliativas estipuladas pelo MEC, Penha conquistou o primeiro lugar na disciplina de Língua Portuguesa (Anos Finais, 6º ao 9º) entre os onze municípios da região da Amfri.

O Inep permite que as diversas esferas governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no Brasil, a partir de evidências. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes que participam. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas.

Essa é a primeira vez que Penha supera as metas previstas pelo MEC para as provas do INEP. “Um feito histórico para quem trabalha com Educação e que sabe que somente a união é capaz de colher esses resultados. Agora, nossa responsabilidade aumenta, uma vez que temos a obrigação de manter essa crescente. No que depender de investimentos no setor, Penha tem um futuro promissor”, pontua o prefeito, Aquiles da Costa.

O primeiro lugar foi obtido após provas aplicadas com alunos do 9º Ano, que obtiveram a média final de 271,21. Somada à nota obtida em Matemática, nos Anos Finais tiveram a média final de 5,6 – a segunda mais alta entre toda a AMFRI. “A previsão do MEC era de que em 2021 Penha alcançasse um 5,3”, celebra a secretária de Educação e vice-prefeita, Maria Juraci Alexandrino. Nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), as médias de Matemática e Língua Portuguesa resultaram na média de 6,36. A meta era 6,3. “Numa análise entre os municípios da Amfri, tivemos a quarta melhor nota”, comemora a secretária.

Ao contrário do que se previa após o período de pandemia mundial, os números do IDEB em Penha foram positivos. A vice-prefeita e secretária credita o resultado positivo ao projeto “Escola On-Line” e estratégias certeiras que refletiram diretamente no resultado. “Em 2021 abrimos todas as escolas da rede municipal e criamos a Escola On-Line para os estudantes que comprovavam por laudo que infelizmente não poderiam frequentar as aulas presenciais”, recorda-se.

“Esse resultado é reflexo de investimentos estratégicos desde 2018 em formação continuada dos professores, material didático do Aprende Brasil/Sistema Positivo e de tantos outros investimentos em infraestrutura escolar. Em 2020 foi criado estratégias através do Sistema Positivo quando as aulas foram suspensas os estudantes tinham acompanhamento e acesso a esse material de qualidade”, detalha a secretária.

Juraci pontua ainda que “quem frequentava as aulas, nossos professores e a nossa equipe pedagógica se dedicaram integralmente para recuperar os conteúdos. O mais importante é que estabelecemos relação de confiança com os professores, pais e estudantes, onde fomos criteriosos nos protocolos de biossegurança. Com isso, tínhamos a presença dos alunos e professores nas escolas. Vale destacar que, enquanto muitos municípios suspendiam as aulas, ou fechavam escolas no ano de 2021, nós aqui unidos pela Educação permanecemos com as escolas o ano inteiro abertas. Isso também fez a diferença, pois preparamos nossos estudantes para a avaliação no final de 2021”,
Para manter os números da meta avaliativa o MEC em ascendência, a secretária e vice-prefeita categoriza que “continuaremos investindo no Sistema Positivo, formação continuada, e infraestrutura adequada. Graças ao trabalho de todos, chegamos a este lindo resultado, superamos as metas de avaliação do Ministério de Educação”, finaliza.

 

Imagem: Prefeitura de Penha