Penha iniciou nesta segunda-feira o cadastramento para liberação do FGTS às famílias atingidas pelo ciclone extratropical
Iniciou nesta segunda-feira, o cadastramento para futura liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) às famílias atingidas pelo ciclone extratropical de 10 de agosto. A Defesa Civil Municipal de Penha realiza a coleta de dados até sexta-feira, dia 7, momento em que as pessoas podem procurar a Secretaria de Assistência Social (Av. Eugênio Krause, 152), das 8h às 11h e das 13h às 17h, para formalizar a solicitação.
Para isso, alguns documentos são necessários, conforme detalha o coordenador municipal da Defesa Civil, Carlos Georg: documento oficial com foto, CPF e um comprovante de residência (conta de água, luz ou contrato de aluguel, que devem ser dos meses de junho, julho ou agosto). Depois, a equipe da Defesa Civil analisará caso a caso e fará a inclusão no sistema do município.
Após os cadastros, toda a documentação será encaminhada à Caixa Econômica Federal de Penha, que fará a atualização de saque no Aplicativo FGTS, na aba “Calamidade Pública”. O APP está disponível para os sistemas Android e IOS e o limite de saque ficará em torno de R$ 6 mil.
O prefeito Aquiles da Costa decretou de situação de emergência no município no mesmo dia 10, através do decreto municipal 3.898/2022 – documento que foi reconhecido pela Governo Federal. A Prefeitura de Penha estima que os prejuízos causados pelo ciclone extratropical tenham passado dos R$ 5 milhões.
O montante leva em conta que quase 15 mil casas sofreram algum dano, estragos em prédios públicos, em vias públicas, rede de iluminação, rede elétrica e apoio direto a moradores e pescadores em ações emergenciais. O telefone da Secretaria de Assistência Social é o 3345-3914.
Imagem: Prefeitura de Penha