Instituto do Meio Ambiente de Penha realiza mutirão de castração de cães e gatos neste sábado (12)
O Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP) realiza neste sábado, 12, um mutirão de castração de cães e gatos. Os procedimentos ocorrerão mediante agendamento, que deve ser feito no Pet Container (anexo à Unidade Básica de Saúde do Mariscal).
“O agendamento é importante para que os atendimentos ocorram de forma organizada, já que nós temos um limite de procedimentos para este dia”, detalha o superintendente do IMAP, Everaldo Lourival Francisco. Os procedimentos serão realizados pela Associação Catarinense de Gestão Hospitalar, Conhecimento e Assistência Social – credenciada pelo Governo Municipal para realizar o serviço. Às 8h, os procedimentos ocorrem com as cadelas. Às 10h, com os cães. Às 12h, iniciam as castrações com gatas e às 15h com os gatos.
CONSULTAS COM VETERINÁRIOS
O IMAP já realiza atendimentos veterinários gratuitos no Pet Container, na localidade de Mariscal. Na forma de Unidade Básica de Saúde, os atendimentos ocorrem sem necessidade de agendamento, das 12h às 18h, de segunda à sexta-feira – acontecendo por ordem de chegada. “São consultas, não há internação ou medicamentos fornecidos gratuitos. Há um receituário, quando necessário, mas em suma é uma consulta para verificar a saúde do pet”, detalha o superintendente do IMAP.
RESGATES
Além deste serviço, o IMAP deu início ao serviço de resgate e atendimento veterinário de animais domésticos, domesticados e silvestres, vítimas de maus tratos ou de acidentes, bem como recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas ou em condições de maus tratos.
A Associação Catarinense de Gestão Hospitalar, Conhecimento e Assistência Social foi contratada pela Prefeitura e pode ser acionada pelo WhatsApp (47) 9 9106.3210. “Apenas os animais acidentados, vítima de maus tratos e doentes serão resgatados. Animais saudáveis não serão recolhidos neste primeiro momento”, explica o superintendente do IMAP.
O serviço de fiscalização de maus tratos, resgate de animais domésticos, vítimas de maus tratos, acidentados ou doentes funcionará 24h, 7 dias por semana. O convênio firmado também renderá 150 castrações mensais (cães e gatos). O valor firmado pelo Termo para prestação dos serviços é de R$ 40 mil mensais.
A Lei Municipal 3.298/2022, que trata das questões animais, foi sancionada pelo gestor municipal em janeiro deste ano, momento em que passou a ter validade na cidade.
Imagem: Prefeitura de Penha