Escola de Navegantes promove palestra com os pais sobre educação inclusiva
Um ambiente escolar que acolhe diversos tipos de alunos, promovendo uma liberdade para o ensino com respeito a todas as diferenças. Este tem sido o fio condutor da Escola Municipal Professora Maria Tereza Leal, localizada no bairro de Porto Escalvado. Além disso, a equipe pedagógica desenvolve atividades entre as pessoas em vários aspectos: deficiência, tipo físico, crenças e raça.
No decorrer da semana, a escola contou com a visita da mãe de uma aluna autista nível 3, que interagiu com os alunos do 4° ano do ensino fundamental da professora Ana Lúcia Freiberger, e falou do sentimento de gratidão por sua filha ser aceita por todos na instituição, mesmo diante das limitações. A mãe relatou as dificuldades que enfrenta diariamente para oferecer o melhor tratamento e garantir o bem-estar da filha.
De acordo com a diretora, Valíria Caviglia, 27 estudantes]rês pais de alunos especiais participaram dessa interação e aprenderam mais sobre as particularidades dos colegas com autismo.“A intenção é mostrar às crianças que uma mesma deficiência pode apresentar níveis diferentes e que apesar das diferenças, podemos conviver em harmonia e fazer um mundo melhor”, mencionou a diretora.
De acordo com a Secretária de Educação, Patrícia Duarte Cidral, a inclusão social nas escolas deve ser trabalhada em conjunto com outros tipos de inclusão, proporcionando um ambiente escolar receptivo e integrado. “Na Rede Municipal de Ensino trabalhamos uma educação inclusiva que observa os direitos à igualdade de condições, possibilitando o acesso e a permanência na escola”, destacou a secretária.
Imagem: Prefeitura de Navegantes