Prefeitura de Penha incentiva cursos de turismo online durante a epidemia


PUBLICIDADE

O principal setor econômico afetado em todo o mundo durante a pandemia do coronavírus é sem dúvida o turismo. Em cidades como Penha, que tem nessa atividade sua principal fonte de renda, o impacto é muito mais grave, com redução e fim de movimento em serviços de hospedagem, transporte e alimentação. No entanto, trabalhadores do setor podem aproveitar o momento de menos serviço de forma útil, como por exemplo, se capacitando ainda mais na atividade. Essa é a sugestão da Prefeitura de Penha, através da Secretaria de Turismo, que está incentivando a população, tanto quem já trabalha quanto quem quer trabalhar com turismo, a fazer cursos online e gratuitos na área.

“Os cursos são feitos em casa, por computador, e assim isso também contribuiu para as recomendações de menos contato social durante esse período da epidemia”, explica o secretário de turismo de Penha Cleber Neumann. “Essa é uma chance também das pessoas que buscam qualificação para melhorar suas chances de buscar emprego”, adiciona. Atualmente são dois cursos oferecidos pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: Atendimento ao Turista (Brasil de Braços Abertos) e Gestor de Turismo. A inscrição é gratuita, e pode ser feita até o dia 03 de maio, pelos endereços turismo.gov.br/qualificacao (atendimento ao turista) ou gestor.turismo.gov.br.

Os cursos são divididos em módulos em que o estudante poderá acessar por qualquer aparelho com internet, como smartphone, tablet ou computador. A carga horária é de 80 horas. “As pessoas podem fazer os cursos conforme seu horário disponível, escolhendo quando estudar”, explica Cleber. Os cursos utilizam linguagem simples e engloba conteúdos como noções de inglês, ética e marketing, transmitidos por meio de jogos e vídeos. A conclusão exige que o inscrito some 696 pontos. Ao final, o próprio aluno pode emitir certificado, chancelado pelo MTur e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O BBA oferece atendimento ao público por meio do endereço eletrônico pea@turismo.gov.br ou do telefone gratuito 0800 200 8484.