[VÍDEO] Vereadores mirins de Penha aprovam projeto que institui a Semana da Inclusão Digital
Durante a 3ª Reunião Ordinária Mirim, realizada na quarta-feira (23), os vereadores mirins de Penha aprovaram um projeto que institui a Semana da Inclusão Digital nas Escolas da rede municipal de ensino. O PL nº 03/2022, de autoria das comissões conjuntas mirins, estabelece que a Secretaria Municipal da Educação, em parceria com outros entes federativas e a sociedade civil, anualmente, realize uma série de ações na semana do dia 17 de maio, reconhecido como dia mundial da internet.
O objetivo da iniciativa é promover a inclusão digital nas escolas e discutir formas de viabilizar o aprendizado tecnológico através de palestras, debates, rodas de conversas e ações com o objetivo de qualificar e conscientizar sobre o uso da tecnologia, podendo inclusive promover capacitação para professores e alunos sobre as novas tecnologias.
A ideia do projeto surgiu a partir de uma Audiência Pública Mirim, realizada no mês de outubro, que debateu o tema com a participação de professores, vereadores mirins de Navegantes e de alunos de algumas escolas do município, em evento especial realizado na Câmara de Penha.
Os vereadores mirins também aprovaram na reunião ordinária a moção de apelo nº 5/2022, de autoria conjunta, ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para que seja promovida uma discussão sobre a Lei Estadual nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008, que proíbe de forma tácita o uso de aparelhos celulares em sala de aula.
Ainda foi aprovada a moção de aplauso nº 4/2002 para a coordenação da 28ª Festa dos Pescadores, proposição de autoria do vereador mirim Moisés Paulina, representante da Escola Estadual Antônio Rocha de Andrade. Outro projeto aprovado foi o Substitutivo nº 01 ao Projeto de Lei Mirim nº 02/2022, de autoria da vereadora mirim Raira Jamily Silva Ferreira, que “Dispõe sobre o dia e mês de ações de conscientização sobre reciclagem nas escolas municipais e dá outras providências”. Os projetos aprovados serão encaminhados para a Mesa Diretora da Câmara de Penha e, mediante a aprovação dos vereadores, poderão se tornar efetivamente leis municipais.
Devido à desistência da então presidente, houve uma alteração na Mesa Diretora Mirim. Com isso, Rebeca Norberta assumiu a presidência, Raira Ferreira se tornou a vice-presidente. Moisés Paulina ficou como 1º secretário e, por votação interna, a vereadora mirim Sophia Busarello assumiu como 2ª secretária.
Conforme cronograma pré-estabelecido, todos os eventos públicos da Câmara Mirim são prestigiados pelas escolas integrantes do programa. A 3ª Reunião Ordinária Mirim contou com a presença de alunos de duas escolas: a EEB Antônio Rocha de Andrade, do Gravatá, e a EEB Edith Prates Gonçalves, do bairro Santa Lídia. Ainda prestigiaram o evento a professora Maria Branco, diretora da EBM João Batista da Cruz, e também a professora Regiane Severino, diretora da Escola Municipal Profª Ivone Nympha Maia Adriano, de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Programa Câmara Mirim 2022 vai chegando ao seu término na próxima semana com a realização da Reunião Solene de Encerramento na quinta-feira (1), às 19 horas, no Plenário da Câmara de Penha, com participação de autoridades, coordenadores de escolas, familiares dos vereadores mirins, e com transmissão ao vivo pelos canais oficias do Legislativo Penhense na Internet.
.
.
Imagem: Câmara de Vereadores de Penha