Pacientes de Balneário Piçarras que tiveram Coronavírus, estão todos curados


PUBLICIDADE
A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras informa que os únicos cinco pacientes diagnosticados com Covid-19, a doença causada pelo Coronavírus, foram clinicamente diagnosticados curados. Após realizarem o tratamento e cumprirem o isolamento de duas semanas, eles não apresentaram mais quaisquer sintomas e receberam alta médica.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel, todos os cinco pacientes foram medicados com antibióticos e deixaram de apresentar os sintomas, conforme constatação médica – corpo clínico que acompanhou a evolução individualizada de cada paciente.
“Após o período de quarentena, estipulado em 14 dias, se o paciente não apresentar mais nenhum sintoma da doença, ele é considerado curado”, detalha a secretária de Saúde, a também enfermeira, Regiane Basso. Ao todo, duas mulheres (23 e 60 anos) e três homens (32, 45 e 69 anos) foram diagnosticados com a doença em Balneário Piçarras.
Alessandra reforça que o posicionamento clínico aponta para que os pacientes não possuem mais a doença e, por consequência, não a transmitem. “Contudo, as normas de distanciamento social, higienização e proteção pessoal devem ser mantidas, pois ainda vivemos uma pandemia mundial”, recomenda a profissional.
Os sintomas mais comuns da doença são febre, tosse e falta de ar, dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito também foram observados, assim como falta de apetite, perda do olfato e paladar. Pessoas com esses sintomas pode se consultar pela Telemedicina, ligando para o número 3347.2007.
O último relatório epidemiológico de Balneário Piçarras aponta o município sem suspeitas da doença, após 33 suspeitas – sendo os cinco curados os únicos positivos. O município, contudo, vem monitorando 42 pacientes que apresentam algum dos sintomas para verificar possíveis evoluções de seus quadros clínicos.