Tenente Milton Fonseca, o morador de Penha que foi combatente da 2° Guerra Mundial


PUBLICIDADE

Neste 02 de maio de 2020, uma honrada homenagem ao nosso Eterno e Saudoso Tenente Milton Fonseca, Expedicionário Brasileiro, combatente da 2° Guerra Mundial.
Na Câmara de Vereadores de Penha encontra-se o Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, espaço físico munido de equipamentos e movelaria adequados onde os Vereadores se congregam para as reuniões ordinárias, extraordinárias, cívicas e solenes. O local também comporta espaço e acomodações para receber a comunidade do município em todos os eventos que ali acontecem.

O nome do plenário é uma homenagem atribuída em decorrência da história de vida de Milton Fonseca, que residiu no bairro de Armação do Itapocorói, em Penha e é conhecido por sua participação na 2ª Guerra Mundial, após ter entrado para o 32º Batalhão do Exército, em Blumenau, no ano de 1941. Promovido a Cabo e a 3º Sargento, após dez meses, foi enviado para guarnecer a costa litorânea de Armação do Itapocoroy. Diante de seu exímio desempenho com a nação, foi nomeado Interventor Federal, pelo então presidente, General Humberto de Alencar Castelo Branco. Entre o período de 11 de julho a 12 de dezembro de 1966, comandou o município de Penha, contribuindo para a formação da cidade.

O Expedicionário Tenente Milton Fonseca foi o primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Penha, sendo que seu mandato foi exercido de 1º de janeiro de 1959 até 31 de dezembro de 1962. A homenagem que deu seu nome ao plenário da Câmara foi instituída pela Lei 2.503, de 16 de novembro de 2011.

O Dia Nacional do Expedicionário é lembrado no dia 5 de maio. O expedicionário, para quem não conhece, é aquele que fez parte da Força Expedicionária Brasileira, a FEB. A FEB foi a responsável pelo envio de brasileiros para a Europa – mais especificamente na Itália –, na época da Segunda Guerra Mundial, para defender o lado aliado. A FEB foi uma força militar brasileira, uma divisão do Exército, com comando do general João Batista Mascarenhas de Morais.

Os expedicionários foram enviados em 2 de julho de 1944. Esses militares também foram popularmente chamados de pracinhas – 25.334 membros. A FEB teve sua primeira campanha em solo europeu em setembro do mesmo ano. O lema da FEB era “a cobra está fumando” – lema inspirado em um discurso proferido por Getúlio Vargas (naquela época presidente do Brasil), que incitou que era “mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra”. O expedicionário, além da data de 5 de maio, possui o dia 2 de maio como homenagem, já que este lembra dos ex-combatentes do maior conflito bélico da história.